Nos últimos anos, em consequência de diversos fatores, como a melhoria das condições sanitárias e de acesso a bens e serviços, avanços na área da saúde, em geral, pessoas têm vivido mais tempo.
Diante desse aumento da expectativa de vida, surgem demandas para a família no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade. Desta forma, a presença do Cuidador nos lares tem sido mais frequente. Cabe ressaltar que o cuidado no domicílio proporciona o convívio familiar, diminui o tempo de internação hospitalar e, dessa forma, reduz as complicações decorrentes de longas internações hospitalares.
Assim, vale ressaltar que cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade. Cuidar é servir, é oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo e escolhas. Esse cuidado deve ir além dos cuidados com o corpo físico, pois além do sofrimento físico decorrente de uma doença ou limitação, há que se levar em conta as questões emocionais, história de vida, sentimentos e emoções da pessoa a ser cuidada.
Posto isso, é preciso discorrer sobre o profissional que presta essa assistência, o Cuidador de Idosos. A ocupação integra a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) sob o código 5162, que define o cuidador como alguém que cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.
Então, coloca-se, a seguir, algumas tarefas que fazem parte da rotina do cuidador:
Outras situações que se fizerem necessárias para a melhoria da qualidade de vida e recuperação da saúde dessa pessoa.
Portanto, tendo em vista os fatores apresentados, pode-se dizer que os Cuidadores de Idosos são os profissionais que reúnem condições de prestar o cuidado de forma individualizada levando em consideração as particularidades e necessidades da pessoa a ser cuidada.
BRASÍLIA. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Guia Prático do Cuidador.Brasília, 2008.